BIODIVERSIDADE

Considera-se como Biodiversidade a variedade de formas de vida (terrestre, marinha e outros ecossistemas) e os complexos sistemas ecológicos dos quais fazem parte.
Essa variedade aparece apenas como resultado da natureza em si, sem sofrer qualquer intervenção humana, razão pela qual pode variar de acordo com as diferentes regiões. A Biodiversidade diz respeito, portanto, à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos microscópicos e de micro-organismos. Resumidamente, biodiversidade é o conjunto de seres vivos da Terra e suas relações ecológicas: Animais, plantas, fungos, algas e bactérias. Todos os organismos vivos fazem parte dessa imensa diversidade existente no Planeta.
A soma de todos os ecossistemas existentes na Terra forma a biosfera (camada da atmosfera que engloba os seres vivos).
A maior ameaça à biodiversidade tem vindo da ação humana, que tem contribuído para a transformação da natureza. A destruição da floresta, a agricultura intensiva, os incêndios são alguns fatores que provocam impactos sobre o meio ambiente, nomeadamente a extinção de espécies animais e vegetais, a erosão do solo, a poluição da atmosfera, do solo e da água e muitas outras agressões aos ecossistemas.